Anvisa realiza capacitação em boas práticas de inspeção

Anvisa realiza capacitação em boas práticas de inspeção

A elaboração e a padronização de documentos, roteiros, ferramentas e procedimentos fazem parte dos objetivos estratégicos da área de serviços de saúde da Anvisa. Ações para a qualificação e a harmonização do processo de inspeção sanitária em serviços de saúde vêm sendo promovidas pela Agência em todo o país. 

Com intensa participação das Vigilâncias Sanitárias (Visas) estaduais e municipais, já foram harmonizados 16 roteiros de inspeção e publicados dois Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). 

Capacitar as Visas para a utilização de toda esta estrutura foi um dos objetivos da 12ª turma da Capacitação em Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Saúde, com foco em qualidade, gestão de risco e segurança do paciente. O conteúdo também abordou a importância de um olhar crítico sobre protocolos e processos de trabalho, além de assuntos ligados às notificações de incidentes em serviços de saúde. 

Capacitação 

O treinamento é viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A primeira edição ocorreu em 2014 e, desde então, o curso já passou por muitas avaliações e redesenho, sempre visando o aprimoramento da iniciativa. 

Nesse sentido, foi a primeira vez em que houve maior alinhamento do conteúdo do curso com os instrumentos, ferramentas e documentos já harmonizados junto a representantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). 

A 12ª turma, com 38 participantes da região Norte do Brasil, reuniu-se em São Paulo, no período de 12 a 16 de junho, para a realização de atividades teórico-práticas. Nas dependências do HCor-SP, foi vivenciada uma experiência de aplicação de Roteiros Objetivos de Inspeção (ROIs) em unidades como centro cirúrgico, endoscopia e UTI, entre outras. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de discutir sobre os achados, elaborar relatório e plano de ação. 

Com o mesmo formato, outras turmas ocorrerão ainda neste ano, dedicadas a participantes das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país. Para a Anvisa, o conjunto desses esforços tem impulsionado o aprimoramento e o fortalecimento do SNVS.

 

Fonte: Portal Anvisa

 


Imprimir