Cuidados com a saúde no inverno: 9 dicas para cuidar da sua

Cuidados com a saúde no inverno: 9 dicas para cuidar da sua

A estação mais fria é também o momento em que várias doenças e sintomas podem aparecer.
É por isso que gripes, resfriados, excisões de pele, pneumonia e sinusite são muito comuns nessa época.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com 9 dicas de autocuidado, além dos principais cuidados a serem observados nesse período.
Continue a ler para saber mais!

1. Beba mais água
É importante ficar atento à ingestão de água, pois as pessoas tendem a beber menos em dias frios porque sentem menos sede. Esta é uma ótima dica para prevenir a pele seca e dores de garganta. Por isso, é importante prestar especial atenção à ingestão de água e beber a quantidade diária recomendada para o seu peso e estilo de vida, mesmo que não tenha muita sede.
A água ajuda a manter o corpo e o sistema imunológico funcionando adequadamente e ajuda a prevenir uma variedade de problemas intestinais e digestivos.
Uma dica aqui é levar sempre água engarrafada com você. Faça bom uso da tecnologia. Por que não baixar um aplicativo móvel que lembra quando é hora de se hidratar?

2. Mantenha sempre as vacinas em dia
No inverno, ocorrem muitas doenças, como gripe e pneumonia. Lutar contra essas doenças requer um sistema imunológico forte. Por isso, é importante manter o calendário vacinal em dia.
As vacinas são muito importantes para aumentar a imunidade contra doenças virais como a COVID-19 e a gripe. Com eles, você estará mais protegido contra condições mais agudas e formas graves de infecção.
Por isso, verifique sua carteirinha de vacinação para ter certeza de que está tudo em dia. Se ainda não o fez, dirija-se ao centro de saúde mais próximo e certifique-se de que toma a vacina.

3. Continue aplicando protetor solar
Essa dica pode parecer estranha, mas muitas pessoas ignoram essa proteção durante os meses de inverno. Mas o tempo frio não significa que o sol não vai machucar sua pele.
Embora a maior parte da pele esteja protegida por roupas de inverno, ainda é importante aplicar protetor solar nas áreas expostas do corpo, como o rosto. Leve sempre protetor solar na bolsa para se proteger do sol, principalmente entre 10h e 16h. Cuide bem da sua pele mesmo no inverno!

4. Exercite-se regularmente
Uma dica de saúde no inverno que não pode faltar na nossa lista é a atividade física. Eles aprimoram nossa biologia de várias maneiras.
É importante manter esse hábito e praticar exercícios regularmente, mesmo que o frio reduza sua motivação para se exercitar.
O exercício não só faz bem à nossa saúde física e mental, como também nos motiva a superar os obstáculos que surgem no nosso dia a dia e previne diversos problemas.

5. Cuidado com o que você come
No inverno, nossos corpos ficam ainda mais expostos a vírus e outros agentes infecciosos. Portanto, é importante fortalecer seu sistema imunológico para resistir a esse estresse.
Nada melhor do que investir em uma boa alimentação. Obtemos as vitaminas e minerais de que precisamos para manter nosso corpo saudável por meio dos alimentos.
A dica é priorizar alimentos ricos em vitamina C, como frutas. Você pode aumentar a ingestão de laranjas, acerola, limão, kiwi, couve-flor e abacaxi.

6. Melhore a circulação do ar em sua casa
Esta é uma das dicas de saúde mais importantes no inverno. Esta é a época do ano em que a incidência de doenças virais transmitidas pelo ar é alta. Por isso, é importante manter uma boa circulação de ar para evitar ambientes poluídos. Além disso, vale colocar roupas, cobertores, tapetes e outros tecidos ao sol. Essa é uma tática que ajuda a eliminar fungos e outros micróbios causadores de doenças.

7. Umidifique o ambiente
No inverno, o clima costuma ser seco, ressecando a pele e as vias respiratórias. Nesses cenários, nossos corpos se tornam vulneráveis ​​a doenças e outros problemas respiratórios, bem como alergias e inflamações. Umidificar os cômodos da sua casa é uma ótima maneira de prevenir isso e proteger sua saúde. Aqui vão algumas dicas para manter seu ambiente úmido.
- Use um umidificador.
- Deixe a porta do banheiro aberta durante o banho para que a umidade se distribua pela casa.
- Coloque uma toalha ou uma vasilha com água no cômodo, pois a evaporação vai umidificar o ambiente.

8. Evite banhos longos e muito quentes
Um banho quente demais faz mal à pele, certo? Eles removem uma camada protetora natural, mas ainda alteram seu pH, levando a ressecamento e riscos de alergia. Uma dica de cuidados com a pele no inverno é manter os banhos quentes e curtos. Não só ajuda a sua pele, mas também contribui para o meio ambiente e sua conta mensal de água.
Use sabonete neutro ou sabonete hidratante no banheiro para um cuidado total!

9. Seque bem as orelhas após o banho
No inverno, a otite média e a otite média ocorrem com muita frequência. É uma infecção causada por um vírus ou bactéria e geralmente ocorre após uma gripe ou resfriado forte.
Para evitar esse problema, limpe bem as orelhas com a ponta de uma toalha após o banho. Evite hastes flexíveis, pois podem danificar os aparelhos auditivos.
Qual é o maior problema de saúde no inverno? Agora que cobrimos as melhores dicas de saúde no inverno, vamos dar uma olhada em algumas das doenças e problemas mais comuns nesta época do ano. Além de aprender mais sobre doenças individuais, também explica como se proteger e tratar essas doenças.

Gripe
A gripe é uma doença muito comum durante os meses mais frios. É causada pelo vírus influenza e causa sintomas como:
- Dor corporal;
- Febre alta;
- Estagnação;
- Fraqueza;
- Meleca;
- Dor de garganta;
- Tosse.

Um sistema imunológico fortalecido e sempre uma boa ventilação na área ajudarão a evitar isso.
Manter as mãos limpas e desinfetadas e evitar contato com pessoas doentes também é importante. Manter o álcool em gel por perto é uma boa precaução.
O tratamento é apoiado por antipiréticos, analgésicos, repouso e ingestão adequada de líquidos.

Rinite
A rinite é um problema, alérgico ou não, que afeta as mucosas do nariz. Geralmente causa congestão nasal, espirros, coriza, coceira no nariz, garganta e olhos.
O tratamento inclui medicamentos que aliviam os sintomas, como anti-histamínicos e descongestionantes. As vacinas antialérgicas também são uma boa opção. Para evitar isso, mantenha sempre sua casa limpa, sem poeira e bem ventilada.
Você percebe como é importante estar atento nesta época do ano? Essas dicas de saúde no inverno facilitarão muito a prevenção do frio. Confira nosso conteúdo de cuidados com a pele no verão e divirta-se!


Imprimir