AVISO - Recolhimento do Medicamento Fosfato Dissódico de Dexametasona

 

COMUNICADO DE RECOLHIMENTO DE MEDICAMENTO

Farmace Indústria Químico-Farmacêutica Cearense Ltda, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 06.628.333/0001-46, sediada na Avenida Doutor Antônio Lyrio Callou s/nº, km 02, bairro Tupinambá, Barbalha/CE, CEP 63.091-215, vem respeitosamente aos nossos clientes, comunicar que o lote DX23F066 do medicamento fosfato dissódico de dexametasona 4mg/mL, Sol. Injetável, Registro/MS n°: 1.1085.0032.006-0, Apresentação: Caixa com 100 ampolas de vidro incolor, fechamento bombê TP. B 2,5mL com gravação vermelha e vibrac branco, Data de Fabricação: 08/2023 e Data de Validade: 06/2025, será recolhido voluntariamente do mercado conforme preconiza a Resolução RDC nº 625 de 09 março de 2022, justificado pela confirmação do desvio de qualidade por meio de parecer de constatação visual, emitido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) do Município de São Paulo/SP, referente ao lote e medicamento em questão, em que foi identificada a presença de pequeno fragmento disperso na solução de uma única unidade do medicamento, mas o risco foi considerado ALTO, pela probabilidade de ocorrência de um efeito adverso à saúde ou a possibilidade de que o uso do produto possa provocar ameaça à vida.

Diante do exposto, solicitamos que as Distribuidoras, Prefeituras/Secretarias de Saúde, Clínicas, Unidades de Pronto Atendimento - UPA’s e Hospitais que possuam unidades deste lote, as devolvam para o local de aquisição ou entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Farmace, através do fone 0800 280 2828. Desde já agradecemos a cordial atenção, compreensão e colocamo-nos ao inteiro dispor para esclarecimentos adicionais que se façam necessários através do nosso Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC 0800 280 2828; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e/ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; fone (88) 3532-7090. Salientamos que o processo de recolhimento acima, se restringe ao lote relacionado.

Cuidados com a saúde no inverno: 9 dicas para cuidar da sua

Cuidados com a saúde no inverno: 9 dicas para cuidar da sua

A estação mais fria é também o momento em que várias doenças e sintomas podem aparecer.
É por isso que gripes, resfriados, excisões de pele, pneumonia e sinusite são muito comuns nessa época.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com 9 dicas de autocuidado, além dos principais cuidados a serem observados nesse período.
Continue a ler para saber mais!

1. Beba mais água
É importante ficar atento à ingestão de água, pois as pessoas tendem a beber menos em dias frios porque sentem menos sede. Esta é uma ótima dica para prevenir a pele seca e dores de garganta. Por isso, é importante prestar especial atenção à ingestão de água e beber a quantidade diária recomendada para o seu peso e estilo de vida, mesmo que não tenha muita sede.
A água ajuda a manter o corpo e o sistema imunológico funcionando adequadamente e ajuda a prevenir uma variedade de problemas intestinais e digestivos.
Uma dica aqui é levar sempre água engarrafada com você. Faça bom uso da tecnologia. Por que não baixar um aplicativo móvel que lembra quando é hora de se hidratar?

2. Mantenha sempre as vacinas em dia
No inverno, ocorrem muitas doenças, como gripe e pneumonia. Lutar contra essas doenças requer um sistema imunológico forte. Por isso, é importante manter o calendário vacinal em dia.
As vacinas são muito importantes para aumentar a imunidade contra doenças virais como a COVID-19 e a gripe. Com eles, você estará mais protegido contra condições mais agudas e formas graves de infecção.
Por isso, verifique sua carteirinha de vacinação para ter certeza de que está tudo em dia. Se ainda não o fez, dirija-se ao centro de saúde mais próximo e certifique-se de que toma a vacina.

3. Continue aplicando protetor solar
Essa dica pode parecer estranha, mas muitas pessoas ignoram essa proteção durante os meses de inverno. Mas o tempo frio não significa que o sol não vai machucar sua pele.
Embora a maior parte da pele esteja protegida por roupas de inverno, ainda é importante aplicar protetor solar nas áreas expostas do corpo, como o rosto. Leve sempre protetor solar na bolsa para se proteger do sol, principalmente entre 10h e 16h. Cuide bem da sua pele mesmo no inverno!

4. Exercite-se regularmente
Uma dica de saúde no inverno que não pode faltar na nossa lista é a atividade física. Eles aprimoram nossa biologia de várias maneiras.
É importante manter esse hábito e praticar exercícios regularmente, mesmo que o frio reduza sua motivação para se exercitar.
O exercício não só faz bem à nossa saúde física e mental, como também nos motiva a superar os obstáculos que surgem no nosso dia a dia e previne diversos problemas.

5. Cuidado com o que você come
No inverno, nossos corpos ficam ainda mais expostos a vírus e outros agentes infecciosos. Portanto, é importante fortalecer seu sistema imunológico para resistir a esse estresse.
Nada melhor do que investir em uma boa alimentação. Obtemos as vitaminas e minerais de que precisamos para manter nosso corpo saudável por meio dos alimentos.
A dica é priorizar alimentos ricos em vitamina C, como frutas. Você pode aumentar a ingestão de laranjas, acerola, limão, kiwi, couve-flor e abacaxi.

6. Melhore a circulação do ar em sua casa
Esta é uma das dicas de saúde mais importantes no inverno. Esta é a época do ano em que a incidência de doenças virais transmitidas pelo ar é alta. Por isso, é importante manter uma boa circulação de ar para evitar ambientes poluídos. Além disso, vale colocar roupas, cobertores, tapetes e outros tecidos ao sol. Essa é uma tática que ajuda a eliminar fungos e outros micróbios causadores de doenças.

7. Umidifique o ambiente
No inverno, o clima costuma ser seco, ressecando a pele e as vias respiratórias. Nesses cenários, nossos corpos se tornam vulneráveis ​​a doenças e outros problemas respiratórios, bem como alergias e inflamações. Umidificar os cômodos da sua casa é uma ótima maneira de prevenir isso e proteger sua saúde. Aqui vão algumas dicas para manter seu ambiente úmido.
- Use um umidificador.
- Deixe a porta do banheiro aberta durante o banho para que a umidade se distribua pela casa.
- Coloque uma toalha ou uma vasilha com água no cômodo, pois a evaporação vai umidificar o ambiente.

8. Evite banhos longos e muito quentes
Um banho quente demais faz mal à pele, certo? Eles removem uma camada protetora natural, mas ainda alteram seu pH, levando a ressecamento e riscos de alergia. Uma dica de cuidados com a pele no inverno é manter os banhos quentes e curtos. Não só ajuda a sua pele, mas também contribui para o meio ambiente e sua conta mensal de água.
Use sabonete neutro ou sabonete hidratante no banheiro para um cuidado total!

9. Seque bem as orelhas após o banho
No inverno, a otite média e a otite média ocorrem com muita frequência. É uma infecção causada por um vírus ou bactéria e geralmente ocorre após uma gripe ou resfriado forte.
Para evitar esse problema, limpe bem as orelhas com a ponta de uma toalha após o banho. Evite hastes flexíveis, pois podem danificar os aparelhos auditivos.
Qual é o maior problema de saúde no inverno? Agora que cobrimos as melhores dicas de saúde no inverno, vamos dar uma olhada em algumas das doenças e problemas mais comuns nesta época do ano. Além de aprender mais sobre doenças individuais, também explica como se proteger e tratar essas doenças.

Gripe
A gripe é uma doença muito comum durante os meses mais frios. É causada pelo vírus influenza e causa sintomas como:
- Dor corporal;
- Febre alta;
- Estagnação;
- Fraqueza;
- Meleca;
- Dor de garganta;
- Tosse.

Um sistema imunológico fortalecido e sempre uma boa ventilação na área ajudarão a evitar isso.
Manter as mãos limpas e desinfetadas e evitar contato com pessoas doentes também é importante. Manter o álcool em gel por perto é uma boa precaução.
O tratamento é apoiado por antipiréticos, analgésicos, repouso e ingestão adequada de líquidos.

Rinite
A rinite é um problema, alérgico ou não, que afeta as mucosas do nariz. Geralmente causa congestão nasal, espirros, coriza, coceira no nariz, garganta e olhos.
O tratamento inclui medicamentos que aliviam os sintomas, como anti-histamínicos e descongestionantes. As vacinas antialérgicas também são uma boa opção. Para evitar isso, mantenha sempre sua casa limpa, sem poeira e bem ventilada.
Você percebe como é importante estar atento nesta época do ano? Essas dicas de saúde no inverno facilitarão muito a prevenção do frio. Confira nosso conteúdo de cuidados com a pele no verão e divirta-se!

Anvisa realiza capacitação em boas práticas de inspeção

Anvisa realiza capacitação em boas práticas de inspeção

A elaboração e a padronização de documentos, roteiros, ferramentas e procedimentos fazem parte dos objetivos estratégicos da área de serviços de saúde da Anvisa. Ações para a qualificação e a harmonização do processo de inspeção sanitária em serviços de saúde vêm sendo promovidas pela Agência em todo o país. 

Com intensa participação das Vigilâncias Sanitárias (Visas) estaduais e municipais, já foram harmonizados 16 roteiros de inspeção e publicados dois Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). 

Capacitar as Visas para a utilização de toda esta estrutura foi um dos objetivos da 12ª turma da Capacitação em Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Saúde, com foco em qualidade, gestão de risco e segurança do paciente. O conteúdo também abordou a importância de um olhar crítico sobre protocolos e processos de trabalho, além de assuntos ligados às notificações de incidentes em serviços de saúde. 

Capacitação 

O treinamento é viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A primeira edição ocorreu em 2014 e, desde então, o curso já passou por muitas avaliações e redesenho, sempre visando o aprimoramento da iniciativa. 

Nesse sentido, foi a primeira vez em que houve maior alinhamento do conteúdo do curso com os instrumentos, ferramentas e documentos já harmonizados junto a representantes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). 

A 12ª turma, com 38 participantes da região Norte do Brasil, reuniu-se em São Paulo, no período de 12 a 16 de junho, para a realização de atividades teórico-práticas. Nas dependências do HCor-SP, foi vivenciada uma experiência de aplicação de Roteiros Objetivos de Inspeção (ROIs) em unidades como centro cirúrgico, endoscopia e UTI, entre outras. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de discutir sobre os achados, elaborar relatório e plano de ação. 

Com o mesmo formato, outras turmas ocorrerão ainda neste ano, dedicadas a participantes das regiões Nordeste, Sul e Sudeste do país. Para a Anvisa, o conjunto desses esforços tem impulsionado o aprimoramento e o fortalecimento do SNVS.

 

Fonte: Portal Anvisa

 

Este website usa cookies. Ao continuar navegando no portal, você concorda com a utilização dos cookies.
Conheça aqui nossa Política de privacidade.